Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Nascimento de uma Herança- O AnarcoPunk


Revista utilizada para divulgação da causa
Nasce na década de 1970 uma tribo urbana em Londres que entraria para a história da música mundial. O Punk nasceu com um espírito revolucionário de ódio ao sistema que aos pouco foi se adaptando a sociedade, revelando que mesmo sendo uma fuga ao sistema capitalista corporativo, se deixou cair no esquecimento de sua verdadeira objetividade. Mas durante o nascimento desta geração de rebeldes, nasce na mesma década o AnarcoPunk. Uma nova forma de protestar que ficou menos conhecida que a revolta punk, mas mostrou ao mundo que a mensagem de igualdade pode nascer do amor ao próximo sem precisar dos dogmas religiosos.

 Com a política anarquista como ideologia, o anarcopunk nasceu na Inglaterra com a banda CRASS, uma nova manifestação cultural dava seus primeiro passos com o anarquismo contemporâneo que pregava o antirracismo, feminismo, direitos dos animais, ecologismo, movimento pacifista e a didática co Faça Você Mesmo, no qual os artistas deveriam lançar suas produções de forma independente. As fitas virgens eram enviadas ao endereço das bandas que gravavam as suas músicas gratuitamente nas fitas e devolviam para o endereço do remetente driblando a indústria musical.
 
Ação Direta:
O anarco-punk em sua maioria acreditava que lutas não levariam a nada, um movimento pacifista poderia resolver problemas de guerras e dor, sobrando espaço desta forma para o amor ao próximo apoiado em bandas como CRASS e Discharge que apoiavam boicotes, sabotagem econômica, reviravam lixos e escreviam em pichações. Mas havia outro “partido” de anarco-punks que acreditavam que a sociedade só iria mudar com a ação direta dotada de violência, então eles praticavam vandalismo destruindo patrimônios e se defendiam com bombas caseiras. 

Movimento Político do AnarcoPunk no Brasil
Partido Anarquista:
Assim como o Punk, o Anarco-Punk foi ganhando seguidores pelo mundo, e uma das formas de mostrar os seus direitos foi elaborar uma política de identidade. Um exemplo é a candidatura do líder da banda punk Dead Kennedys, Jello Biafra a prefeito de São Francisco e o cantor Jack Grisham a governador da Califórnia. 

A atitude de criar uma ideologia que tenta livrar a mente da sociedade de repressões físicas e psicológicas foi um ato heroico, mas as forças poderosas que dominam as mídias transformaram esta atitude em uma ação marginalizada no imaginário das pessoas. O que seria uma lição de igualdade na década de 70, hoje parece mais a caça as bruxas da santa inquisição.

Nenhum comentário: