Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Apenas Um Desabafo


Acho que a imagem não precisa de muita explicação.

Futuro é uma palavra bastante utilizada entres os nossos representantes do poder que sempre garantem depositar nas crianças a esperança de nossos problemas. E com esta esperança nas crianças que estão dentro de super escolas públicas, vamos garantir um futuro próspero para todos.

 Acordar deste delírio resumido no parágrafo acima me fez pensar se é somente a escola a responsável por desenvolver uma formação inteligível nos pequenos pensadores do futuro. A responsabilidade das escolas é sim desenvolver um conhecimento adequado para preparar novos trabalhadores com competência adequada. Mas e o desenvolvimento ético e moral? Jogar crianças em sala de aulas não vai desenvolver isso de forma saudável. E é aí que entra a importância de uma educação familiar responsável e livre de posicionamentos políticos e religiosos para a criança desenvolver a sua própria filosofia.
Um dos maiores erros de muitas famílias é obrigar as suas crias a seguir determinadas religiões como os pais costumam seguir. E isso pode desenvolver uma alienação precoce. Direcionar uma opção religiosa para crianças deve ser feita como a alimentação, sem exageros. Elas estão em uma fase de absorção muito rápida que pode “estragar” o raciocínio filosófico logo no início da vida “pensante”.

Um comentário:

Raissa Lennon disse...

Só pra você saber que eu passei por aqui, é a primeira vez que visito. Sobre o seu post, concordo em parte com seu pensamenteo, queria concordar plenamente, mas não sei se quando eu tiver filhos, vou conseguir não "impor" de certa forma, minha religião, vou acabar levando os muleques pra missa. Mas, acho que o mundo está tão plural, que hoje em dia as pessoas tem contato com muita coisa, e podem seguir o caminho que quiserem. Cada tem a crença que desejar, o importante é a tolerância religiosa.

bjus.