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quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Nova TV Aberta do Brasil

Sempre que uma novidade do mercado chega ao Brasil, esta novidade em algum momento vai servir para intensificar a cultura massificada da população, isso foi muito visível com a popularização da rádio e televisão no século XX, e a cultura massificada agora no século XXI mostra ainda ter o domínio das novidades mercadológicas para induzir a população a comprar em larga escala por modismo ao invés de necessidade.

Com a revolução comunicacional oferecida pela blogosfera, a face do consumismo voltou a crescer no Brasil. A necessidade de utilizar canais pagos, por exemplo, perdeu o seu antigo valor que era transmitir conteúdo relevante aos consumidores que não encontravam na TV aberta a opção de recepção de conhecimento. Hoje a TV por assinatura vive uma decadência cultural muito forte, a qualidade de programação foi substituída por um enredo totalmente voltado para séries que em sua maioria, não têm um cunho filosófico ou informacional, apenas vários episódios parecidos que causam grande desconforto emocional, muito parecido com as novelas da TV aberta.

As operadoras de TV mudaram o foco de qualidade para quantidade, isso é visível com essas promoções anunciadas de pacotes com preços “menores”, ao analisar esses tais “pacotes”, fica visível que só existe dois ou três canais que não são semelhantes aos canais abertos. Isso revela que obter uma assinatura hoje é mais questão de status social do que busca de qualidade.

Outro determinante fator para a produção de cultura massificada da nova TV paga é o desprezo ignorante pelos valores culturais existentes. As pessoas estão a cada dia mais presas a manifestações e expressões oferecidas pelo mundo artificial produzido por esta indústria. O endeusamento de canais é uma vergonhosa derrota da idéia primária da construção do canal pago, “oferecer mais horizontes”.

Como qualquer outra ferramenta, a TV por assinatura pode ser utilizada para uma melhor produção intelectual, basta saber usá-la. Mas coisa que o brasileiro faz questão de mostrar é que ele não utiliza nunca as ferramentas que obtêm para a sua evolução crítica e filosófica, afinal Não é a Warner, Fox, Discovery ou Globo que vai salvar a sua noite de domingo que VOCÊ escolheu passar em casa.

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