Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quem São os Donos do Transito?

É bem provável que ninguém reclame da lei que impõe aos motoristas em processo de aprendizagem e de renovação da habilitação a receberem aulas teóricas de direção defensiva. Que esta lei é inquestionável e importante não há dúvidas, mas o incomum é ela ser totalmente praticada pelos condutores das cidades, já que muitas vezes o que deveria ser um simples ato de ter paciência, se transforma em uma guerra contra o tempo.

Não é minha função fiscalizar o comportamento defensivo ou ofensivo dos condutores, seria um falso moralismo já que também tenho minhas barbeiragens no transito. Mas o que questiono é: “Quem deveria ser um exemplo de direção responsável em uma sociedade que você assiste autoridades cometendo erros gravíssimos?” Este é o tipo de pergunta que muitos sabem a resposta na prática, mas na teoria, as autoridades que deveriam ser exemplos por serem os responsáveis pela organização do caos instalado nas ruas revelam uma identidade imprudente e feroz diante do transito.

É comum assistir motoristas de viaturas de polícias estaduais e federais totalmente sucateadas por mau uso dos condutores. A cena de viaturas avançando sinais em cruzamentos é comum a todos, e muitas vezes quando acontece algum acidente envolvendo estes veículos “públicos”, estes condutores imprudentes utilizam a autoridade para justificar a besteira que fizeram.

Outro campeão de exibir mal exemplo no transito são os motoristas de ambulâncias que utilizam de sua prioridade para furar o transito. Lembro que quando estava no ensino médio, tinha um motorista da Unidade de Saúde Móvel de um hospital particular que todos os dias ligava a sirene para deixar a esposa no trabalho que ficava no entroncamento em Belém.

Campanha do TRAPA para diminuir violência no transito.
Motoristas de transportes coletivos são dispensáveis os comentários, quem nunca sofreu com a péssima educação destes profissionais (escravizados), tanto no transito ou sendo apenas um passageiro é porque nunca saiu de casa. Quem merece determinada admiração são os motoristas de carros do lixo, é extremamente raro ver um destes motoristas envolvidos em acidentes.

Não existe um dono para o transito, o DETRAN é apenas uma ferramenta para a sociedade organizar o transito. As ruas, avenidas, estradas, rodovias são publicas, logo o transito é uma corrente social que deveria ser trabalhada em conjunto, cooperação e compreensão seria uma boa medida para diminuir tantos acidentes. A direção defensiva é apenas um ato de boa educação para os condutores.

Nenhum comentário: