Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Novo Mínimo e a Ética do Parlamento

E a nossa presidente aprova o aumento salarial para 622 reais representando a alegria de um país que vai aproveita e pagar todas as dívidas feitas irracionalmente durante o natal. O espetacular e polêmico aumento de 77 reais não vai dar mais qualidade de vida aos brasileiros e sim tirar bilhões de cofres públicos além de interferir na economia do país. 


Toda essa bobagem de que o salário precisa ser estudado para não prejudicar a economia nunca é levada a sério quando aumentam o salário dos políticos em 62% como aconteceu na semana anterior ao aumento do mínimo sem ninguém comentar. Esse salário que representa o imposto abusivo pago pela população para que royalties possam se instalar aqui, retirar toda a produção e empregar europeus. E é nesta histórica transação de suportar a exploração dos políticos que ligam mais para as relações exteriores do que a sua relação com a própria população que viramos reféns de uma economia moldada em interesses políticos sem nenhuma responsabilidade social.

A ética dos governantes brasileiros é tão sem vergonha que foi necessário criar um conselho de ética e decoro parlamentar para punir os deputados que por “acidente” cometem algum erro durante o cargo. Mas o inexplicável é que os deputados são protegidos pela imunidade parlamentar, ou seja, não adianta tentar punir alguém que é protegido por algo mais poderoso que a própria ética. A imunidade parlamentar assegura ampla liberdade e autonomia aos deputados. E desta forma, o salário aumenta, a pobreza cresce e os impostos engolem a sociedade, e tudo isso protegido pela ÉTICA do parlamento brasileiro. Por isso é tão fácil os deputados aprovarem os seus próprios aumentos enquanto o mínimo fica se arrastando rumo ao salário base de um país meia boca.
 
E com isso vemos uma presidente que afirma lutar pela desigualdade social no Brasil dando 77 reais a mais para os trabalhadores. Fora os desempregados que ainda tem a esperança ganhar na loteria ou encontrar um tesouro dentro de casa como a feliz e modelo de honestidade Grizelda fez. Pois, infelizmente no Brasil a esperança de milhares é deixar de acreditar na política para acreditar na sorte de poucos.